sexta-feira, 27 de julho de 2018

Caminho da Fé V-Vargem Grande do Sul a São Roque da Fartura

Local próximo a Pensão da Sra. Cidinha


                                                                                                                                                       
Olá amigos.
TERCEIRO DIA:  da cidade de Vargem Grande do Sul até São Roque da Fartura. Vargem Grande do Sul surgiu do caminho dos boiadeiros que ia para Franca SP e os que iam para Caldas MG tinham como ponto de parada Vargem Grande, até hoje a cidade comemora com festividade lembrando os tropeiros que deram origem a cidade, pg. 61 do Guia Caminho da Fé.
O caminho a partir de Vargem Grande do Sul, é composto quase só de subidas muito íngremes, portanto o peregrino precisa estar preparado, pois são 1013 m de ascendência e 401 m descendentes, pois já estamos na Serra da Mantiqueira que é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minhas Gerais e Rio de Janeiro, com a elevação máxima de 2798 m sendo o ponto mais alto Pedra da Mina. A maior extensão da serra está localizada no estado de Minas Gerais 60%, São Paulo 30% e 10% no estado do Rio de Janeiro. 

É preciso muita calma para se fazer este trecho do caminho, caso não estejais preparados o suficiente, recomenda-se pernoitar na pensão da Dona Cidinha que fica na metade do percurso. Nosso grupo programou para almoçar nessa pensão porém, chegando lá soubemos que ela estava afastada das atividades se recuperando de uma pequena cirurgia, mas estava bem, segundo informações do filho dela que me atendeu para que pudéssemos carimbar nossas credenciais, inclusive me contou que na noite anterior tinham roubado de sua propriedade duas vacas leiteiras e que ele tinha passado a noite acordado para cuidar do restante do rebanho.
Tivemos o privilégio de caminhar e rezar nas 15 estações da Via Crucis, abaixo reportagem sobre o assunto, e anexo estou publicando algumas fotos que lá tirei.
Um grupo de voluntários está construindo uma Via Crucis em Vargem Grande do Sul, no trecho por passam os peregrinos do Caminho da Fé. O projeto conta com estações que representam a Paixão e Ressurreição de Cristo e está sendo desenvolvido há oito meses por um grupo da sociedade civil vargengrandense. As estações da Via Crucis foram sendo construído na extensão de 12 quilômetros do percurso do Caminho da Fé, pertencente ao vizinho município. A Via Crucis já pode ser observada por todos que passam pelo trecho, saindo do trevo de Vargem Grande do Sul no sentido São Sebastião da Grama à caminho da Pousada da Cidinha, no Caminho da Fé.
No dia 14 de abril, a comissão da iniciativa e pedreiros comemoraram a colocação da imagem de Nossa Senhora Aparecida no monumento dedicado aos 300 anos da aparição da Padroeira do Brasil no rio Paraíba.
A  Comissão da Via Crucis informou que com a fase final do projeto, a inauguração foi marcada para o dia 1º de Maio. A solenidade terá neste dia início no trevo da Estrada do Barro Preto, com a Benção inicial no Monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida e a seguir a saída dos grupos participantes,  na seguinte ordem: Caminhantes (5h00); Ciclistas (8h30); Motociclista (9h30).
A previsão para a chegada na 15ª Estação da Via Crucis (nas proximidades da Pousada da Cidinha) é 10h30, quando o Padre dará a Benção Final.

http://www.gazetanoar.com.br/website/index.php/cidades/3539-via-crucis-sera-inaugurada-no-caminho-da-fe














 Em Vargem Grande do Sul, ficamos hospedado no HOTEL PRÍNCIPE 361 019 36411035

Caminhamos de Casa Branca até Vargem Grande do Sul saímos as 07:12 hrs, fizemos  24,7 km
em 06:28 hrs.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário