Olá amigos do meu blog.
Hoje escrevo aquilo que realmente deixa qualquer ser humano com as emoções a flor da pele. Pudemos realizar o primeiro encontro depois de 46 anos, entre alguns colegas de farda do Exercito Brasileiro, os quais estiveram juntos no Quartel da Lapa Pr., no ano de 1973.
A ideia de aproximar os velhos amigos de farda, os quais eram naquela época em número aproximado de setenta e um soldados, alguns deles infelizmente já faleceram, surgiu a partir do momento que conversei com um amigo o qual trabalha no Hospital aqui em São Mateus do Sul, isso foi no inicio do ano de 2018, falei para ele sobre minha vontade de buscar um caminho para aproximar esse pessoal. Coincidentemente essa pessoa também esteve no quartel da Lapa no ano de 1983 e também consegui reunir os colegas de farda dele, ai eu estava ao lado de uma pessoa que realmente poderia me ajudar a realizar o meu sonho. Esse cidadão me passou um contato de um sargento no Quartel da Lapa, que é o relações públicas daquela entidade. Depois desse contato, tive sérios problemas de saúde na minha família e deixei em segundo plano essa minha ideia de encontrar os ex colegas. Num belo dia de domingo, recebi um telefonema de uma pessoa a qual dizia que fazia 45 anos que nós não conversávamos, de bate pronto concluí que seria um ex colega de farda, e não é que era, o meu quase sósia JONAS, que é morador em Canoinhas SC. Ele me disse que estava na minha cidade e que gostaria de falar comigo, fui até ele imediatamente, a emoção foi muito grande, conversamos tanto que eu esqueci de convidar ele e sua esposa para irem ate minha residência. Ali nós dois firmamos o compromisso de concretizar aquele velho sonho de localizar nossos ex colegas. Em seguida ao encontro, fiz um contato através de e-mail com o relações públicas do Quartel da Lapa e fui prontamente atendido, recebi uma relação com nomes completos de todos os meus ex colegas de farda daquela época. A partir disso, começamos uma batalha incansável para localizar esse pessoal, pois já faziam quase meio século que não tínhamos nenhuma notícia de ninguém, exceto é claro, dos colegas de farda que ainda moravam atualmente na minha cidade. Aí foi, acesso a todos os contatos possíveis, Facebook, cadastro das mais variadas entidades, nome de pessoas com sobrenomes parecidos, visita a endereços possíveis de encontrar, etc...etc...etc... Hoje temos cadastrados no Grupo Lapa 1973 no what DOZE companheiros.O grupo foi criado em 22.10.2018.
Mas voltando a comentar o nosso encontro que foi marcado para acontecer em São Mateus do Sul-Pr. Aos poucos foram chegando, no ponto de encontro marcado, o Jonas, o Custódio, o Dionisio, o Lúcio, eu e finalmente chegou o Ivo, ficamos ali quase que paralisados, um olhando para outro, querendo contar tudo o que tínhamos vivido, conquistado, sofrido, chorado, os bons e maus momentos que passamos durante os 46 anos que estivemos longe uns dos outros. Momentos emocionantes, conversas paralelas, fotos de recordações, enquanto corria uma cuia de chimarrão. Seguimos para o local do almoço, a Churrascaria Nativa, lá pudemos conversar por várias horas enquanto comíamos um delicioso churrasco, parecia que o tempo voava a toda velocidade, torcíamos para que aqueles preciosos momentos não tivessem fim. Cada um contatando um pouco de sua vida, mostrando as fotos de seus familiares, que momentos empolgantes e inesquecíveis. Depois fomos dar uma entrevista ao Jornal Gazeta Informativa, o qual transmitiu via Facebook, aí sim pudemos contar histórias mil sobre nossa vida no quartel, vida particular e profissional de cada um, (veja lá no Facebook e entrevista completa).
Talvez para quem ler a história acima, ache que ela não é importante mas vejam só, a vida passa tão rápida que nem percebemos, e quantas vezes tivemos oportunidades de rever velhos amigos e não o fizemos, e quando um dia chega a notícia que aquele velho companheiro já morreu, aí meu amigo, de nada adianta chorar e se lamentar, dizendo que se arrepende de não ter ido ao seu encontro, pedindo as vezes desculpa por algo que ficou atravessado na nossa vida. Então, faça isso, reencontre velhos amigos, ex companheiros de trabalho, de esporte, de caminhada, de infância, eu afirmo com toda a certeza, você entenderá que esse relato acima tem muito valor sim senhor.
Depois desse encontro aqui em São Mateus do Sul, já realizamos mais dois, um na cidade da Lapa e outro em 09.11.19, na cidade de Canoinhas-SC, na propriedade do nosso colega de farda, Sérgio Mokva, em outras publicações conto a história desses dois encontros. Até...
Terceiro Encontro realizado em Canoinhas - SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário