sexta-feira, 17 de junho de 2022

Troca de Experiências-COMPOSTAGEM-CASA FAMILIAR RURAL.



 Amigos do meu blog.

Vamos a mais uma postagem, agora na Casa Familiar Rural em São Mateus do Sul-Pr.

A Casa Familiar Rural é lugar de estudo, aprendizado, conhecimento e prática. Ela deixa de ser uma escola, é uma casa onde todos compartilham das mesmas idéias, buscam interagir, aprimorar e transmitir tudo o que se sabe, buscando sempre o melhor para o ecosistema. 

Tive  a oportunidade de fazer um encontro com os alunos daquela entidade, e queria aqui externar meus sinceros agradecimentos as professoras Sirlei e Graziele pelo convite e espero ter contribuído para a melhoria do nosso ecosistema. Muito obrigado pelos presentes, as geleias, a garrafa para água e a camiseta, vou degustar e usar com muito prazer. 

Sou cônscio de que o nossas atitudes com relação a compostagem, é um trabalho formiguinha, mas não podemos desanimar nunca, se cada vez que reunimos um grupo de alunos para falar sobre o assunto, e aí surgirem alguns interessados no desenvolvimento do projeto e assim o fizerem, já estamos atingindo os nossos objetivos, mesmo que de forma minúscula.  

Foi realizado um encontro em duas turmas, a primeira no dia 02.6.2022 com  37 alunos do primeiro ano do  curso de Técnico Agrícola   e a segunda turma no dia  09.6.2022 com  19 alunos do segundo e terceiro ano   do Curso Técnico em Agroecologia com idades entre 14 e 16 anos.

Por tratar-se de filhos de agricultores, pudemos observar o grande interesse da maioria dos alunos participantes, quanto o assunto que estávamos expondo, o que já não acontece quando levamos o assunto compostagem em outras entidades que são frequentadas por pessoas mais ligadas com o meio urbano. 

Quando realizamos os encontros, procuramos exclusivamente demonstrar a maneira prática de se fazer compostagem, que é o método de transformarmos RESÍDUOS ORGÂNICOS em COMPOSTO ORGÂNICO da mais alta qualidade, além de aproveitarmos o CHORUME, liquido que se acumula durante o processo. Procuramos também, aproveitar o momento ESCOLA, para passar um pouco da nossa experiência em outras áreas as quais tivemos a oportunidade de trabalhar.  pois as pesquisas sempre apontaram que a ESCOLA  é o caminho para discutir de maneira positiva os projetos de interesse da comunidade em geral. A  compostagem não necessita de grandes exigências tecnológicas, eu procuro usar materiais que possuem um baixo custo para aquisição, quanto alguns, nem custo tem, pois são reutilização de baldes de plásticos que normalmente vão para os recicláveis. É claro, existe caixas próprias para compostagem, mas que são na verdade muito caras para adquirirmos, a ideia é implantar projetos que não onerem ainda mais o bolso dos interessados. 

Sempre deixamos nossos contatos para aqueles que desejam conhecer mais tecnicamente o que é a compostagem, mas na verdade, precisamos de ações práticas, evitando assim o envio dos resíduos orgânicos aos nossos lixões os quais estão quase entrando em colapso. 

Abaixo algumas fotos do nosso encontro, um forte abraço a todos e até a nossa próxima postagem 

Primeira turma em 2.6.22








Segunda turma em 9.6.22






2 comentários:

  1. Parabéns Ederval pelas palestras e por nos proporcionar tardes agradáveis de muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Orgulho de vc irmão 😍

    ResponderExcluir