Amigos do meu blog.
Essa segunda parte da nossa caminhada pelo Circuito Vale Europeu, vou relatar as oito cidades pelas quais passa o caminho e tivemos o prazer e o privilégio de conhecer um pouco de cada uma delas.
No ano de 1999 um grupo de empresários de várias cidades da região turística Vale Europeu, reuniram-se para discutir e planejar o desenvolvimento do turismo regionalizado e fundaram a Associação de Desenvolvimento do Turismo Ecológico do Vale do Itajaí-Vale das Águas. Durante o processo de implantação do projeto, viu-se a necessidade da criação de um órgão gestor para a sustentabilidade e idealização de projetos, sendo direcionado ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí-CIMVI. Foi apresentado ao consórcio o planejamento de unir as cidades em um único produto turístico para o fortalecimento desse setor. Os circuitos de Cicloturismo e do Caminhante, foram criados a partir de 2006, projeto este, resultado do trabalho em conjunto do poder público e iniciativa privada, que possibilitaram a estruturação e promoção dos atrativos. (texto extraído do GUIA DO CAMINHANTE, vejam foto na quarta parte do blog.).
A primeira cidade do caminho é Indaial, onde nós começamos o trajeto no da 16.10.23 numa segunda feira, as 07:30 hr. O local de início do caminho é a Ponte dos Arcos, símbolo da cidade de Indaial, colonizada por alemães italianos e poloneses, é possível no percurso conhecer o museu da linha férrea que passou por Blumenau/ Indaial até a cidade de Ascurra. As igrejas históricas, católicas, evangélicas e luteranas, impõem que a fé é mantida até os dias atuais.
A cidade de Indaial SC. é o terceiro município mais populoso do Médio Vale do Itajaí, com uma população de 70.900 habitantes em 2020, ela está em rápido crescimento e pode ser a próxima parada para quem quer realizar o sonho da casa própria. Com grande valorização, o município de Indaial vem se destacando no quesito qualidade de vida de moradia para as famílias.(texto extraído da internet).
Em Indaial ficamos hospedados no Hotel Fink, acomodações e atendimento excelente, recomendamos para quem for a Indaial, lá fizemos nossa inscrição que é obrigatória. Recebemos o Guia do Caminhante que apresenta as características da etapa e ser percorrida, resumindo as maiores dificuldades físicas e de orientação. Traz também os pontos de maior interesse os atrativos no entorno do caminho, recebemos também a nossa credencial a qual receberá um carimbo em pontos específicos durante o trajeto, para no final recebermos o certificado de conclusão do trajeto. A Sra que nos atendeu no Hotel Fink, orientou o grupo sobre a saída e sobre a sinalização a qual é feita em todo o trajeto através de SETAS BRANCAS, e aqui faço um comentário, é de suma importância o caminhante prestar muita atenção na sinalização do caminho, para que não haja nenhum erro no percurso, o caminho é bem sinalizado, podem fazer sem problema.
O trajeto é da cidade de Indaial para a cidade de Timbó, onde fizemos 30,59 km em 6,44 hr de caminhada, o caminho foi bastante longo para o primeiro dia de caminhada, temperatura agradável, e sem sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário